sexta-feira, 19 de junho de 2009
O trabalho com projetos é uma prática cada vez mais presente nas escolas de Educação Infantil
O trabalho com projetos é uma prática cada vez mais presente nas escolas de Educação Infantil.
Considerando a atividade da criança no trabalho com projetos e a importância dessa prática na sua aprendizagem e desenvolvimento, esse estudo tem como objetivo compreender como as professoras de crianças pré-escolares concebem e desenvolvem os projetos com suas turmas. Esse tipo de estratégia é uma alternativa didática em que o centro é a criança, pois ela deve participar de todo processo, da escolha do tema a avaliação do trabalho. O papel do professor é de extrema importância, uma vez que ele mediará as relações da criança com o conhecimento e com as outras pessoas.
A interação professor-criança deve ser uma preocupação constante, de forma que essa comunicação possibilite descobrir os interesses e desejos das crianças. O professor deve definir os objetivos que pretende atingir tendo como foco principal o desenvolvimento das crianças, indo além do que elas já conhecem ou sabem fazer sem o auxílio de um adulto. É pela atividade que o homem aprende a ser homem, nas suas relações. Para a concepção Histórico-Cultural a atividade do indivíduo é essencial no seu processo de educação. Portanto, essa atividade não pode ser uma ação mecânica e irrefletida,mas consciente de seu objetivo, que deve coincidir com o motivo que impulsiona a sua realização dessa atividade.
É fundamental que as profissionais de Educação Infantil procurem conhecimentos e embasamentos teóricos para que suas práticas sejam cada vez mais coerentes com o que pensam sobre educação e infância, em uma busca por uma melhor qualidade no ensino de crianças pré-escolares.
A Educação Infantil exige carinho e cuidado, mas para que a pessoa humana realize plenamente seu potencial, deve haver também, desde o nascimento, um processo educativo que ajude a construir suas estruturas afetivas, sociais e cognitivas. Educação Infantil é mais que cuidar de crianças,é abrir a elas o caminho do conhecimento e da cidadania.
Professoras da Escola CMEI Antonio Amorim de Campos - Várzea grande /MT
Ser professor hoje é um desafio diário
Somos professoras do CMEI Antonio Amorim de Campos, este fundado em 2002 e estamos aqui todas praticamente desde de a fundação e sem sombra de dúvida temos a consciência de que é fundamental ao professor ter claro a sua função, e principalmente o domínio de conteúdo. Nossa maior preocupação é a tecnologia que está a todo vapor e nós enquanto professores estamos a passos de tartaruga. Os alunos precisam que a educação em geral forneça a eles estas oportunidades, e ao nosso ver tanto nós professores e educação em geral precisa de investimentos.
Ser professor hoje é um desafio diário, pois além das responsabilidades que são nossas, assumimos outras que não são inerentes, além de pairar na cabeça a certeza de que há ausência de uma política educacional clara, mas com certeza com muito entusiasmo e alegria continuamos a nossa história ciente que a humanidade da qual somos um ser que faz a diferença e estamos em constante transformação. Essa transformação que nos leva a tornar inviável propor aos alunos idéias que já se foram no tempo. É preciso pensar, entender e enxergar que o conhecimento avança num processo sem término e que é na escola que podemos levar a uma reflexão construtiva. Para que possamos ser professores que além de oferecer acesso ao conhecimento, levar as reflexões é preciso ter um conhecimento profundo dos conteúdos que são relevantes na vida do aluno, entender como ou qual a melhor maneira como os alunos podem chegar a esse conhecimento e lembrar que hoje esse conhecimento não é absoluto, mas sim algo que levará a reflexão, pesquisa e quem sabe a uma nova verdade cientifica.
Cursistas:Beatriz, JoselY,WALDIRENE,Laura,Luiza Cecilia,Maristela, Enevilce, Elizene, Rosangela, Sarah Jane, Maria Auxiliadora, Gislayne Suzi,Suzan Brigida e Leticia.
Assinar:
Postagens (Atom)